sexta-feira, 19 de julho de 2013

Inverno dá fome! Veja dicas para ficar quentinha

Anúncios Patrocinados:

A chegada da estação mais fria do ano não mexe só nos termômetros, mas também com o apetite. No inverno, nosso corpo precisa gastar mais energia para se manter aquecido e, consequentemente, “exige” uma quantidade maior de alimentos para repor o estoque. No geral, sentimos a necessidade de ingerir carboidratos, que são a principal fonte energética do organismo e, por isso, acabamos ganhando alguns quilinhos extras. Entretanto, existem alguns alimentos saudáveis que são capazes de manter a temperatura do nosso corpo e controlar o impulso por excessos, nos ajudando a manter a boa forma e saúde mesmo nos dias mais frios.

Segundo a nutricionista Luciana Harfenist, responsável pela linha de congelados Funcionali Consultoria em Nutrição, no inverno, devemos ingerir alimentos mais quentes e picantes. “Troque as saladas frias por preparações refogadas, grelhadas ou assadas”, recomenda. “Todos os tipos de feijões, grãos integrais e batatas também são interessantes”, cita.

Bebida quentinha

As bebidas quentes são excelentes opções para manter o corpo aquecido. “Bebidas como chá de ervas ou leite com cacau e canela aquecem, são nutritivos e saborosos”, afirma a especialista.

Dieta no inverno

Para auxiliar na perda de peso, invista nas sementes e oleaginosas, como as castanhas, nozes e amêndoas, e nos temperos, como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela. “Todos eles têm propriedades termogênicas, capazes de aumentar o gasto calórico durante sua digestão, auxiliando na queima de gordura”, destaca a nutricionista.

Saúde no prato
Para garantir a boa saúde, já que o período é caracterizado pela baixa na imunidade, a recomendação de Luciana é ingerir alimentos que favoreçam o sistema imunológico – caso do alho, cogumelos e frutas cítricas, que são importantes na prevenção de gripes e resfriados. Além deles, os peixes e frutos do mar são ricos em zinco e importantes para as células de defesa.

Por fim, as sopas e caldos não poderiam faltar dentre as sugestões de nutrição para o inverno. Consistentes e muito nutritivos, esses pratos são capazes de prolongar a sensação de saciedade, manter o corpo aquecido e turbinar o sistema imunológico. “Os caldos se destacam por serem mais espessos e engrossados. Em geral, são cozidos com menos água, em fervura leve e por um tempo mais prolongado”, descreve Luciana. Abuse de ervas e especiarias para potencializar o sabor e ingerir ainda mais nutrientes. “Já as sopas, em geral, são mais líquidas. Os ingredientes são fervidos na água para que seu sabor seja extraído. Elas podem ser feitas com carnes, aves, peixes, vegetais, grãos, ervas finas, gengibre, orégano, entre muitos outros ingredientes. Para tornar a sopa mais cremosa, basta bater no liquidificador”, ensina a nutricionista. Ao escolher a carne, dê preferência àquelas com menos gordura, como patinho, maminha e músculo.

O que evitar

Segundo a também nutricionista e responsável pela linha de congelados Funcionali Consultoria em Nutrição Daniela de Almeida, apesar da tentação de deixar os pratos mais “ricos”, devemos evitar as sopas com ingredientes gordurosos, principalmente a gordura saturada de origem animal, como o paio, bacon, manteiga, creme de leite e outros. “Além de engordar, a ingestão de gordura saturada está relacionada a doenças crônicas e degenerativas”, alerta. Veja mais
Anúncios Patrocinados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário